1 FESTIVAL DO NARIZ VERMELHO
A arte do palhaço é considerada o símbolo maior do circo, sendo a representante clássica da alegria. Em qualquer lugar do mundo, o palhaço faz parte do imaginário popular rompendo as mais variadas barreiras, sejam sociais, geográficas ou idiomáticas, além de ser a raiz de toda a comicidade moderna, onde podemos observar desde Chaplin, Mr Bean, Os Trapalhões, entre outros, utilizando das técnicas e artimanhas do palhaço.
A história do palhaço em Londrina faz parte da história da cidade, acompanhando o desenvolvimento do município quando o saudoso Sr. Ricardo Queirolo (palhaço Picolino), nos anos 60 e 70 fez suas primeiras aparições na TV, sendo o primeiro palhaço do interior do Brasil a ter um programa ao vivo sendo transmitido para todo o Paraná e sul do estado de São Paulo.
Grupos e artistas independentes também mantêm viva a alegria do personagem maior da expressão circense. A cidade é parada obrigatória para muitos artistas reconhecidos, como é o caso Oscar Espínola o “Palhaço Xupetin”, ainda hoje considerado um dos maiores palhaços brasileiros em atividade, além de artistas itinerantes, circos tradicionais e companhias internacionais que fazem do FILO uma de suas principais vitrines no Brasil. Como se não bastasse o dia 10 de dezembro, aniversário da cidade de Londrina, também é o dia escolhido no Brasil para se comemorar o Dia do palhaço o que é amplamente celebrado em todo o país. Nesse sentido o 1º Festival do Nariz Vermelho pretende ser um momento especial na comemoração do aniversário da cidade de Londrina já que traz para as ruas da cidade seu melhor presente, a alegria. Vale lembrar ainda o caráter democrático da arte do palhaço visto que é feita para todos, sem limite de qualquer natureza (idade, credo, condição social etc).
O 1º Festival do nariz Vermelho pretende também ser um momento de reflexão, troca e homenagem através das apresentações e das seções de de depoimento “Vida de Palhaço”, onde os palhaços participantes do evento contarão sua história de vida, o que será documentado pelo evento em forma de vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário